quarta-feira, julho 24, 2002
Será esta a melhor banda do mundo?
N. G.
Diário de Notícias, 24 Julho 2002
No virar do milénio, quando o inevitável balanço pediu que se fizesse um apanhado sobre os "maiores" da música popular, os Beatles foram, sem surpresa, apontados como a banda do século (houve até quem os fizesse banda do milénio, apesar da música pop ser apenas realidade da segunda metade do século XX).
Todavia, entre 1998 e 1999, sob o efeito do álbum OK Computer (que contagiou tudo e todos à escala mundial, recebendo quase unanimemente a eleição de melhor álbum pop/rock dos anos 90), algumas publicações britânicas da especialidade chegaram a colocar os Radiohead à frente dos Beatles em tabelas de "cem melhores álbuns de sempre". Num dos casos vencia The Bends (1995), em outros o mais esperado OK Computer (1997).
A digressão mundial de 1997/98 (que o realizador Grant Gee documentou em Meeting People Is Easy) mostrava como uma banda de claro perfil alternativo estava a ganhar um inesperado estatuto de primeira divisão. O regresso, em 2000, com as electrónicas de Kid A e Amnesiac mostrou nos Radiohead uma invulgar capacidade de resistência ao poder de sedução da popularidade global. Todavia, apesar do tom mais ensaista destes discos, ambos provocaram "casos" notáveis de adesão. Pyramid Song, por exemplo, foi número um na tabela portuguesa de singles em 2001.
Depois da etapa Kid A/Amnesiac, o regresso começa agora a ser indiciado. Lisboa foi a cidade escolhida para a revelação mundial de canções que assinalam um reencontro com as guitarras e um instinto rock mais evidente, todavia impregnado de novas ideias e cenários de pura actualidade. A maré de jornalistas internacionais que inundou o Coliseu dos Recreios nas noites de segunda-feira e de ontem evidencia a "sede" com a qual a imprensa musical espera o novo disco.
salamandrine 13:44
|